Ciao,
Recentemente estive no Brasil, e aproveitei a visita para validar meus estudos para que eu possa estudar na Itália.
Contei com a ajuda de uma amiga que tinha feito recentemente Primeiro as Damas e com as informações presentes na página do Consulato italiano de SP.
Reuni os seguintes documentos:
- Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio (peguei os originais de quando terminei o ensino médio);
- Cópia do laudo do diário oficial que conclui o ensino médio;
- Certificado de conclusão e histórico escolar da minha Gradução (peguei os originais de quando terminei a faculdade);
- Conteúdo programático do curso de graduação (este, solicitei recentemente e precisei encadernar e numerar);
- Declaração do conteúdo programático (número de páginas, informações sobre o curso e do aluno);
- Certificado de conclusão e histórico escolar da Pós-Gradução (peguei os originais de quando terminei o curso);
- Declaração da faculdade que tenho interesse em estudar na Itália, que para realizar se inscrever no curso é necessário a declaração de valor.
Foi necessário reconhecer todas as firmas que constavam nesses documentos (a escola/faculdades me indicou o cartório em que podia ser feito), após, solicitei a tradução juramentada para o italiano com a Ala Traduções embora os valores sejam tabelados, fiz uma cotação com 3 empresas e o valor da Ala foi o mais barato. (O laudo do diário oficial do ensino médio, o conteúdo programático do curso de graduação e a declaração da faculdade na Italia, não foram necessários traduzir e apostilar),
Reconheci as firmas das traduções (a tradutora me indicou o cartório onde deveria der feito) e fui para um cartório em Extrema para "aspotilar" (Apostila de Haia), pois, os cartórios de cada estado seguem uma tabela, enquanto, em um cartório em São Paulo o valor cobrado por documento é de R$97,73 + 6,00 de reconhecimento da firma, em Extrema/Minas Gerais o valor foi de R$32,10 por documento, eu havia 07 documentos + 07 traduções. Compensou muito ir para Minas Gerais. Informações do cartório - Cartório Extrema.
Tirei xerox de todos os documentos e traduções (menos o conteúdo progrmático do curso de graduação), do meu documento de identidade e uma carta declarando tudo que eu estava entregando, com minhas informações para contato - endereço, telefone, email).
No consulado italiano em São Paulo o atendimento para a Declaração de valor é feito às terças e quintas-feiras. Levei tudo em uma quinta-feira e na segunda-feira fui avisada por e-mail que eu podia retirá-los.
Tentei detalhar o máximo este processo para reconhecer os diplomas e a declaração de valor dos estudos. Espero ter ajudado a quem tem interesse em validar os estudos e solicitar a declaração de valor.
Ciao!!!
Camis